27 de março de 2010

Mensagem do Dia Mundial do Teatro, por Judy Dench

DIA MUNDIAL DO TEATRO - Mensagem Anual

Faz-se teatro por todo o mundo e nem sempre num ambiente teatral tradicional. Os espectáculos podem acontecer numa pequena aldeia africana, perto de uma montanha na Arménia ou numa minúscula ilha do Pacífico. Só é preciso um espaço e público. O teatro tem a capacidade de nos fazer sorrir, de nos fazer chorar, mas também nos deve fazer pensar e reflectir.

O teatro acontece devido a um trabalho de equipa. Os actores são as pessoas que se vêem mas existe um conjunto impressionante de gente que não é vista. São elementos tão importantes como os actores e as suas capacidades diversas e especializadas tornam possível a criação de um espectáculo. Também elas devem partilhar os triunfos e sucessos que possam ocorrer.

27 de Março é oficialmente o Dia Mundial do Teatro. Sob muitos aspectos, todos os dias deveriam ser considerados dias do teatro, uma vez que nos cabe a responsabilidade de dar continuidade à tradição de divertir, de educar e de esclarecer os nossos públicos, sem os quais não existiríamos.

Judi Dench
Actriz