1 de dezembro de 2009

Viajar pela Suíça - pt IV (Biel, Solothurn, Basel)

Depois de Neuchatel, segui para Biel/Bienne, que tal com Basel/Bâle, são cidades onde existem duas línguas oficiais, o alemão e o francês. Em Biel, uma cidade lindíssima com casas bonitas ao mesmo estilo das de Neuchatel, mas com um núcleo histórico bem mais pequeno. Tem 55 mil habitantes, e é um importante centro relojoeiro (Omega e Rolex). Temos um rio, o Bielersee que cruza a cidade. No centro, as fontes e as ruas estreitas. De destacar o edifício da Corporação dos Silvicultores (séc. XVI), com um torreão circular com uma cúpula em forma de bolbo. Este edifício fica na praça Ring, onde se situa também a Igreja de São Benedito (séc. XV), com os vitrais em estilo gótico tardio. A rathaus (câmara municipal) também é digna de se ver.
Fig 1 - Edifício da Corporação dos Silvicultores
Fig 2 - A Rathaus ao centro, com o Teatro Municipal à esquerda


De seguida segui para Solothurn, capital do cantão homónimo. É uma cidade pequena, com 16 mil habitantes, mas muito bonita pela arquitectura barroca. Foi fundada pelos Celtas e tornou-se a segunda cidade romana mais importante a norte dos alpes (a seguir a Trier, na actual Holanda). Permaneceu católica e a residência oficial dos embaixadores franceses na Suíça, o que fez com que os seus edifícios fossem de uuma beleza sem igual. Soleure (em francês) é uma cidade banhada pelo rio Aare. Como atracções, as pontes sobre o rio, as muralhas e fortificações (Riedholzschanze), a torre do relógio (Zytglogge), o edifício do antigo armazém do arsenal militar, hoje museu (Altes Zeughaus), além dos edifícios nas ruas estreitas do centro antigo e as fontes.
Fig 3- Museu do Arsenal Militar, em Solothurn
Fig 4- Gravura com as muralhas da cidade, em 1642

Para finalizar, segui para a grande cidade de Basel/ Bâle, Basileia em português. O nome vem do império romano (44 dC), onde já era um povoado, de nome Basília. Basel é a única cidade Suíça que tem um porto com ligação ao mar, visto que o reno torna-se navegável a partir da cidade até chegar ao mar do Norte, no porto de Roterdão. Basel é uma cidade cosmopolita, que faz fronteira com a França e a Alemanha. É um importante centro de comércio, indústria (relojoaria, farmacêuticas) e turismo. Tem 200 mil habitantes. Basel está dividida em duas partes: a parte a norte do rio reno e a parte sul, onde está o centro histórico. Muitas bicicletas logo a seguir à grande gare de Basel, carros, agitação. Coisas a reter: a Munster (a grande catedral gótica, do séc. XII), o Kunstmuseum (o museu de belas-artes) que é o mais importante da Suíça e um dos mais importantes da Europa. Basel é conhecida por ter uma bienal importantíssima, a Art Basel, um ícone da arte contemporânea. A "Girafa em Chamas", de Dali está neste museu. Rousseau, Klee, Gaugin, Rembrandt, Cézanne, Picasso, Giacometti, estão aqui. Além disso, sente-se a cultura por aqui, com mais de 30 museus e galerias de arte, teatros, bares, agitação cultural e turística. A Rathaus lindíssima, em tons vermelho (1504), as praças e fontes, as mansões na zona nobre são de apreciar. Apesar de tudo, é uma cidade fora do habitual na Suíça, como Zurique, em que a agitação faz-nos lembrar outros países que não a Suíça.

Fig 5 - A Spalentor, Porta gótica da cidade de Basel
Fig 6 - As casas no centro histórico de Basel
Fig 7 - A belíssima Rathaus