2 de outubro de 2007

Teatro nas Linhas de Sintra/Cascais

Tínhamos ficado em Évora, com o CENDREV. Aportamos agora ao litoral, ao Distrito de Lisboa, para destacar quatro companhias, apesar de estarem próximas da capital. A primeira é de Sintra e chama-se Companhia de Teatro Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural, fundada em 1990. Além da Companhia, dirigida por João de Melo Alvim desde o início, existe uma outra estrutura, dedicada às marionetas, com o nome de Marionetas Fio d' Azeite, criada em 1992.
Tem feito um trabalho de grande valor em terras Sintrenses, onde a maioria da população tinha de se deslocar a Lisboa para ver bom teatro. Ganhou público fiel e apresenta regularmente os seus espectáculos, sempre diferentes, na sua sala, a bela Casa de Teatro, intimista. Mais informações, consultem o site http://www.chaodeoliva.com/
A outra Companhia, é bem mais antiga, mais conhecida e divulgada, o que não significa maior qualidade que a anterior. Actuam no Teatro Mirita Casimiro, no Estoril e são o TEC - Teatro Experimental de Cascais, dirigidos por Carlos Avilez, que durante anos acumulou o cargo com o de director do Teatro Nacional Dona Maria II. O TEC nasceu em 1965, sendo por isso das mais antigas companhias independentes no país, só superada pelo TEP - Teatro Experimental do Porto, que é mais antigo, pois foi fundado em 1953, na altura do saudoso António Pedro, o 1º encenador moderno e profissional em Portugal.
O TEC é bastante conhecido, pois a maior parte dos seus actores faz parte de novelas e séries de televisão, bem como filmes nacionais. Por outro lado, já são mais de 40 anos de actividade ininterrupta, sempre com uma escolha criteriosa do repertório, com textos clássicos e contemporâneos, além de grande destaque ao repertório de Gil Vicente e outros dramaturgos, com espectáculos para as escolas e a infância. O TEC já tem uma larga implantação em Cascais, Oeiras e até consegue atrair muito público de Lisboa, devido às personalidades que fazem parte dela, casos de Carlos Avilez (na Direcção e Encenação), Anna Paula (Actriz), João Vasco (Actor e Director Artístico), Teresa Côrte-Real , Fernanda Neves, Santos Manuel, António Marques (Actrizes e Actores), entre outros, com uma enorme experiência profissional, sempre ligados à Companhia de Cascais. Mais informações em http://www.tecascais.org/.
Em Queluz, Concelho de Sintra, existe a Companhia Teatrosfera desde 1995, fundada por profissionais que tinham trabalhado em Companhias da capital, como Paula Sousa, Paulo Oom e Teresa Faria, entre outros. têm um repertório virado para a infância, mas também com textos contemporâneos de índole social e multicultural. mais informações em http://www.teatroesfera.com/.
Em Sintra, ainda uma breve nota para o Teatro TapaFuros, uma Companhia com 17 anos de existência, o site é http://www.tapafuros.com/. Por agora, ocupam as instalções do Cine-teatro DoisEme, que fica no Centro Comercial da Bela Vista (em Mem-Martins), mas fazem regularmente espectáculos na Quinta da Regaleira e noutros locais alternativos do Concelho de Sintra. Rui Mário é o Director e Encenador de muitos espectáculos, bem como Filomena Oliveira. O Repertório baseia-se em textos contemporâneos, muitas vezes com influências da poesia, dos contos, da ficção, que adaptam depois para o teatro singular que realizam. Um obrigado ao Fábio pelas infomações que prestou. Já agora, um abraço ao meu amigo David Martins, amigo da Companhia e que me levou a descobrir o Teatro TapaFuros (sem hífen)! Abraço e bom trabalho!
(Fotos:Logótipo do TEC e Cartaz da peça "Auto da Barca do Inferno" para o Teatroesfera)

5 Comments:

Anonymous Anónimo usou da palavra

Como é de Cascais e de Sintra, ninguém comenta, por causa das tias! Isto é que é uma inveja...

05 outubro, 2007 14:17  
Blogger Aladdin Sane usou da palavra

A Cascais, uma vez e nunca mais!

05 outubro, 2007 15:03  
Anonymous Anónimo usou da palavra

o site do teatro Tapafuros é www.tapafuros.com

05 outubro, 2007 22:14  
Anonymous Anónimo usou da palavra

e não tem 7 anos de existência mas sim 17...

05 outubro, 2007 22:23  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Foi gralha, faltou-me o 1 antes do 7. Obrigado. Vou já corrigir!

06 outubro, 2007 15:38  

Enviar um comentário

<< Home