18 de setembro de 2007

The Pillowman no Teatro Viriato - A não perder!

Um espectáculo de grandessíssima qualidade não só interpretativa, mas também dramatúrgica. Um enorme texto, de Martin McDonagh. Encenação de Tiago Guedes, um realizador de cinema que faz aqui a sua primeira encenação. Com João Pedro Vaz, Nuno Lopes, Gonçalo Waddington e um fabuloso Marco d'Almeida. A semana passada esteve aqui no Teatro Nacional de São João e a partir do dia 28 de Setembro em Viseu, no Teatro Viriato. Não percam! Um dos melhores espectáculos do ano! Um texto de um jovem dramaturgo Irlandês (nascido em 1970), que explora o humor negro, o sarcasmo e o mistério, tendo influências de dramaturgos como John Millington Synge, David Mamet e Harold Pinter. Como aperitivo, um excerto do texto de Ondrej Pilný - Checo, Professor e Director do Centro de Estudos Irlandeses da Faculdade de Artes de Praga (texto que podem consultar na íntegra no site http://www.tnsj.pt/).
"Entretenimento Grotesco"
[…] Situada num Estado totalitário fictício, provavelmente por volta de meados do século XX, a acção de The Pillowman gira em torno de um escritor que é detido pela polícia devido ao conteúdo das suas obras. Trata-se, uma vez mais, de uma comédia negra caracterizada por cenas de grande violência, linguagem grosseira e momentos de irresistível humor. À semelhança das anteriores peças de McDonagh, uma boa parte da força de The Pillowman reside nas bruscas e inesperadas reviravoltas do enredo, apresentado em alguns aspectos significativos como “um enigma sem solução” – chegamos ao fim da peça sem ficar a saber, por exemplo, se Michal, que sofre de uma deficiência mental, matou realmente as duas crianças, um acto pelo qual ele próprio acaba por ser morto pelo irmão, Katurian.

3 Comments:

Blogger Aladdin Sane usou da palavra

E o Stabat Mater, com a Maria João Luís, também lá estará! E os Ena Pá 2000! E - a cereja no topo do bolo - eu próprio! Consultem a programação na página do TV (programação TV).

17 setembro, 2007 22:37  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Aonde ó Sharon? Como Frente da Casa? Desvenda lá o mistério..
Ah, já sei... Ès o Escarumba? Perdão, o Caruma!?

17 setembro, 2007 22:57  
Blogger Aladdin Sane usou da palavra

Sou o Pedinte à Frente da Casa! Não, desculpem... o Pedante à Frente da Casa!

18 setembro, 2007 01:27  

Enviar um comentário

<< Home