14 de setembro de 2007

A Haka Neozelandeza!

Antecipando o jogo de Rugby entre Portugal e a Nova Zelândia, amanhã pelas 12 horas portuguesas, venho-vos falar da Haka, uma dança guerreira do povo Maori, que serve de intimidação ao adversário e ao mesmo tempo para dar força aos All-Blacks (nome dado à equipa Neozelandeza, a melhor do mundo neste desporto). Por ser tão singular esta performance dos jogadores a saliento aqui, para que quem possa ver em directo, ou depois nos noticiários, atente bem nesse espectáculo que é um acontecimento de per si. Como curiosidade, a dança feita em todos os jogos é denominada de Ka Mate. Em Agosto de 2005, num jogo com a África do Sul, eles decidiram mudar a Haka original para uma outra, a Kapa o Pango que retrata uma Nova-Zelândia mais contemporânea, retratando as influências das culturas das tribos da Polinésia. No entanto, esta só é feita em ocasiões especiais, como jogos muito importantes (talvez na final), ou em jogos com países vizinhos e rivais (Austrália, Samoa, Tonga). Ou seja, neste jogo vamos ver e ouvir a Haka Ka Mate, a original. Isto porque a outra, a Kapa o Pango é controversa, pois há um momento da coreografia em que eles põem as unhas sobre o pescoço e de punho fechado arrastam as mãos, simulando a morte (do adversário) por degolação!
Para verem vídeos de Hakas vão a http://www.allblacks.com/ e para saberem o significado da letra da Haka Ka Mate (tem o original - em Maori e traduzido em baixo para Inglês).
Será que o Scolari anda a aprender técnicas Maoris com os Neozelandezes?

4 Comments:

Blogger Aladdin Sane usou da palavra

O Scolari é mais toca-e-foge. Asshole! Se tivesse dignidade já teria pedido a demissão. (E já que se fala nos "Lobos", um jogador português foi também suspenso - creio que por 4 semanas - por ter dado uma cabeçada no POR-ESC).

14 setembro, 2007 16:34  
Blogger Jay Dee usou da palavra

O Scolari é um otário, é o que é.

15 setembro, 2007 12:41  
Blogger Chanesco usou da palavra

Rugby.
Aqui sim que é jogar por amor à camisola e dignificar Portugal sem esperar por contrapartidas.

Abraço Raiano

16 setembro, 2007 14:38  
Blogger Afectos usou da palavra

Bem lembrado. Já conhecia essa expressão corporal pois estive num país (França) que adora o rugby. E viva o verdadeiro (embora um tanto agressivo) desporto.

17 setembro, 2007 17:19  

Enviar um comentário

<< Home