26 de setembro de 2007

CENDREV - Centro Dramático de Évora

Após o interregno de verão, retomamos o destaque feito às Companhias de teatro profissionais fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. Tínhamos chegado ao Alentejo da última vez e à cidade de Portalegre. Agora, descemos para Évora, cidade património mundial, de grande beleza. E com o CENDREV, companhia que habita um fantástico teatro à Italiana, o Teatro Garcia de Resende, construído em 1892.
(na foto: galerias típicas dos teatros barrocos ou "à Italiana")
O CENDREV é uma estrutura que não é só a Companhia de Teatro, mas também uma escola profissional de teatro (já com batante renome e profissionais formados ali) e Companhia de Marionetas, os conhecidos Bonecos de Santo Aleixo, tipicamente alentejanos.
(na foto: os Bonecos ou Títeres de Santo Aleixo)
Além disso, o Teatro Garcia de Resende, ou Rezende (como está no pórtico original) recebe ainda outros espectáculos de todo o país e internacionais.
O CENDREV nasceu em 1975 e o objectivo foi o de trazer a cultura a todas as pessoas, num alentejo bastante carenciado de eventos e de associações culturais profissionais. Pode-se dizer que passados mais de 32 anos sobre a fundação, hoje é uma das mais importantes Companhias no país e fora dele, devido à qualidade e originalidade do trabalho, não só do CENDREV, mas também dos Bonecos de Santo Aleixo.
Além de tudo isto, editam uma revista de teatro , a Adágio, onde se fala das novidades teatrais pelo mundo fora, ao nível da encenação, da técnica do actor, além de recensões a espectáculos que fizeram sucesso. Depois esiste a BIME - Bienal de Marionetas de Évora, um festival de 2 em 2 anos só de marionetas, com a presença dos títeres de Santo Aleixo, naturalmente.
Desde 2003, fazem o "Encontro de Teatro Ibérico", uma espécie de Festival de teatro, mas também encontro de criadores, conferências sobre o teatro produzido na península ibérica.
Em cena neste momento, o CENDREV tem o espectáculo "Além as Estrelas São a Nossa Casa", de Abel Neves, esse grande dramaturgo transmontano (de Montalegre) com este conjunto de 32 textos de grande qualidade. Um texto que já vi, nomeadamente na Comuna, em Lisboa e que já encenei também, no âmbito dos cursos de teatro com jovens. A não perder, para quem estiver em Évora ou arredores. Devido à sua história, é necessário referir os nomes de Mário Barradas, José Russo, Isabel Bilou, Rosário Gonzaga, José Peixoto, José Carlos Faria e tantos outros nomes que estiveram ou estão ligados ao CENDREV. Actualmente é José Russo o Director Artístico. Mais informações, consultem o site http://www.cendrev.com/