10 de agosto de 2007

Teatro d'O Semeador - Teatro de Portalegre

Após uma pausa devido ao cansaço acumulado, retomamos uma volta a Portugal pelos teatros fora de Lisboa e Porto, que abundam por aí. Depois do Ribatejo, atravessamos o rio e encontramos o Alentejo teatral. Logo no mais Setentrional dos Distritos, o de Portalegre. E é nessa cidade, onde viveu José Régio, que encontramos uma Companhia que já existe há alguns anos na defesa de um teatro marcado pelas raízes, por uma ideia de interioridade, que não é sinónimo de menoridade.
Desde 1979, marcou a diferença, pois foi a 1ª e única até agora neste Distrito raiano a ser profissional. Com sede num local belíssimo, o Convento de Santa Clara, recuperado para actividades culturais, tem feito um trabalho grande com a comunidade escolar, bem com os novos públicos da Cidade e do Distrito em geral, promovendo o Festival Internacional de teatro de Portalegre, em Novembro de cada ano.
Apostando em novas dramaturgias e convidando regularmente dramaturgos a criarem peças originais para a Companhia, encontra-se em fase de renovação e expansão, também com a preciosa ajuda do novo Centro das Artes do Espectáculo de Portalegre, novo edifício de grande qualidade e de diversos eventos regulares, que muito melhoraram a qualidade cultural da cidade. Para saber mais vão a http://www.teatroportalegre.net/
(foto: Espectáculo "Conte Comigo", de António Torrado)

4 Comments:

Blogger Dewilme usou da palavra

conheces uma companhia de Amarante ou Lousada?

12 agosto, 2007 11:16  
Blogger Trilby usou da palavra

E como eu sou muuuuiiittoo má e muiiittoooo vingativa encontrei um "e" em falta e pimba! estou aqui e não te digo onde para te infernizar a vida. Ora procura lá, miúdo giro, que logo encontras.

:P

12 agosto, 2007 23:24  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Sim conheço, são de Lousada e são a Jangada Teatro, que eu já lá estive uma vez no Folia, o festival de teatro, em Maio/Junho. Conheci aquela gente maravilhosa!
De valongo também conheço o EntreTanto teatro. Mas prefiro não me espraiar tanto com esta companhia. gostos pessoais.

13 agosto, 2007 16:40  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Obrigado Trilby "olho vivo" pela atenção e pelo miúdo giro! Essa soube bem! Abração! Ou beijão! Vingatiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva!
Viva viva!

13 agosto, 2007 16:44  

Enviar um comentário

<< Home