10 de julho de 2007

Teatro da Rainha - Caldas da Rainha

Hoje falo-vos do Teatro da Rainha, companhia que faz um sério trabalho na definição de um teatro de repertório, virado para a contemporaneidade dramatúrgica, numa pesquisa do trabalho do actor, que conta com Fernando Mora Ramos como director artístico e encenador, um mestre do teatro, com muitos anos de experiência e inteligência criativa. Além deles, a cenografia com José Carlos Faria, outro excelente profissional com muitos anos de experiência e reconhecido em todo o lado, e todo um elenco de actores com muita experiência misturados com alguns mais novos, que decerto estarão a aprender muito, rodeados destes grandes nomes.
Importante a fixação desta companhia, num distrito pobre em termos de teatro profissional. Como é possível que numa capital de distrito com esta importância, nunca se tenha afirmado uma companhia? Existe apenas uma, o grupo "O Nariz - Teatro de Grupo", que ainda fez alguma coisa em Leiria nos anos 90 e inícios de 2000, mas que não se chegou a afirmar profissionalmente, pela falta de subsídios e de um programa continuado e de qualidade para que pudesse ter dado o salto.
Resta-nos assim o Teatro da Rainha, nesta cidade moderna, com uma importante escola de arte e design, que tem fixado uma população jovem com interesse pela cultura e por realizar muitas actividades pela região.
Como adenda, poderei falar de um projecto sedeado na Nazaré, com a presença de Cândido Ferreira (um antigo actor d' O Bando), que pretende revitalizar um teatro antigo agora recuperado, para fazer um trabalho profissional e contínuo. Desejo boa sorte a este projecto. Portugal e as regiões fora dos grandes centros precisam e têm falta de teatro de qualidade.
O site do Teatro da Rainha é: www.teatro-da-rainha.com
Boas visitas. Bom teatro! ( na foto: Espectáculo "A Estação Inexistente")

4 Comments:

Blogger Dewilme usou da palavra

Hello, será que sabes se existe no Porto um revista ou um jornal (universitário, cultural, artistico, literário ou somente poético) que aceita colaboração?
Continuação de um bom trabalho!!!

11 julho, 2007 23:08  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Sei do "JUP", Jornal Universitário do Porto (jup.pt) e "Mundo Universitário", de Lisboa (mundouniversitario.pt). Eu recebo na minha escola e eles pedem sempre colaboradores, para escrever, desenhar, opinar.
De resto, se tens essa vontade aventura-te! Não fiques à espera e vai ao Primeiro de Janeiro, ao Comércio do Porto. Não falo do JN porque esse já é bastante mais institucional e difícil de lá chegar, mas os outros... quem sabe?
Tenta! E depois tens os jornais locais (de Amarante, do Minho, etc). É só ires à procura! Boa sorte!

12 julho, 2007 09:02  
Blogger Trilby usou da palavra

Revista Águas Furtadas

12 julho, 2007 15:17  
Blogger Rui Rebelo usou da palavra

É bom ver lembradas as boas companhias fora de Lisboa.

21 julho, 2007 02:01  

Enviar um comentário

<< Home