17 de julho de 2007

Fatias de Cá Teatro - Tomar

Descendo ainda mais no Mapa, aportamos ao Ribatejo (distrito de Santarém) e à bela cidade de Tomar, com o seu Convento de Cristo impondo-se sobre a paisagem. Esta é uma companhia sui generis, porque realiza um teatro de rua em locais históricos ou de uma beleza natural incomparável. Por isso vos falei do Convento Cisterciense de Tomar, mas também o Castelo de Belver, o de Almourol (no meio do Tejo), entre outros locais da região. Grupo curioso porque tem a sede em Tomar, mas espraia-se por outros núcleos de criação no Distrito (em Vila Nova da Barquinha, Constância e Chamusca) e pelo país, nomeadamente em Lisboa (Castelo de São Jorge e outros) e Coimbra (Quinta das Lágrimas, Jardim da Sereia, Ruínas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova).
Outra curiosidade reside no facto de terem elencos diversos e numerosos, constituídos por Profisssionais e Amadores. Fazem reconstituições históricas (o que não é igual a dizer-se que fazem "Feiras Medievais") e outros textos de grande monta, com textos longos ou com muitas necessidades técnicas (luz, som, adereços, figurinos).
Um grupo criado em 1979, que explora outra ideia engraçada, como começar os espectáculos a horas inusitadas (como às 21:47 ou 22:11), que andam perto da 50ª produção e que nesta época do ano têm sempre muitos espectáculos em cartaz. A ver, numa região bonita, rodeada pelo Tejo, com locais lindíssimos para poder visitar e como cereja no topo, um espectáculo de alto valor performativo. A conhecer melhor o Grupo Fatias de Cá! (o nome curioso vem do doce típico da cidade Nabantina que são as "Fatias de Tomar". Quando lá for, prove-as!
Site do grupo: http://www.fatiasdeca.com/ (na foto: espectáculo "A Tempestade", de Shakespeare)

13 Comments:

Blogger Dewilme usou da palavra

o que aconteceu ao KLIMT´S AMANTE???

22 julho, 2007 11:42  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Também não sei o que se passa! Talvez esteja de férias, como eu!
Abraço!

25 julho, 2007 15:59  
Blogger Dewilme usou da palavra

mudou-se lolol
nova morada:
http://agenda-do-dia.blogs.sapo.pt/

25 julho, 2007 19:34  
Blogger Afectos usou da palavra

Pelos vistos... Por isso é que em bom português se diz "a minha orelha..." E no meu téâtre existe sempre un... deux... trois... et voilà. Não é nenhum simplex.

27 julho, 2007 19:20  
Blogger vareta usou da palavra

Falar de Tomar sem me mencionar... hrum... bom... cof, cof... bom... dissociar Tomar do seu jogral cimeiro, do seu "grupo singular de teatro individual", de mim, pronto, haja modéstia... bom... hrum... cof... isto as acções ficam com quem as pratica - ou com o Berardo, que vale o mesmo. Bom... mas falar de Tomar e nada, nem uma palavrinha sobre o seu mais lídimo cantor... cof... hrum... aarrrrggh... ptuajh!... Bom...

31 julho, 2007 06:18  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

ó Vareta, isso é treta!
bom, de Tomar conheço isto e mais algumas coisas. Se és um cantor conhecido, desculpa, mas eu sou limitado, não vou por aí! Só se tiver alguma coisa a ver com a Quinta do Bill, esses são Nabantinos. Mas se fores ver o histórico, eu dou atenção apenas ao teatro, aí estou à-vontade. E dá-te por feliz por teres na tua terra um grupo profissional. TOMARa eu dizer o mesmo na minha terra, o Barreiro!
Abraço e as desculpas!

31 julho, 2007 12:05  
Blogger Aladdin Sane usou da palavra

No heartfeelings, Vareta!!! (Que c****** de expressão, então os camones não sabem que quem não se sente não é filho de boa gente? Lá que não se guardem ressentimentos, tudo bem, é de bom tom, agora dizer que "o coração não tem sentimentos" já é demasiado freaky, até para mim...

Tomar já tem outro projecto a despontar para a ribalta: os U-click, na música electrónica. Lançaram há poucos meses o 1º album, se quiserem saber mais vão ao gluglu pesquisar que agora não me apetece... é Verão, é calor, é emoção, é Big Show SIC no meu coração!

31 julho, 2007 18:00  
Blogger Fernando Varela usou da palavra

O que me levou a este blog, foi a companhia de Teatro de Tomar "Fatias de Cá". Tenho estado a tentar aceder ao seu site, para ver a agenda de espectáculos, mas não consigo aceder a este. Assisti uma vez a uma peça desta companhia em Almourol ("Viriato") e achei fabuloso. Alguém me sabe dizer onde posso obter informação sobre a agenda de espectáculos e como obter bilhestes (entenda-se, onde os posso adquirir).

Cumprimentos

13 agosto, 2007 13:04  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

isso é estranho porque este é o site oficial deles. E quando o publiquei dava! Mas deve ser do calor! Espera uns dias, ou umas horas e lá poderás encontrar toda a informação. Eu fui verificar agora e realmente não dá! É problema que deverá ser resolvido em breve.
Um abraço e volta sempre a este blog, comentando à vontade!

13 agosto, 2007 16:49  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Quanto ao Viriato, relamente foi um bom espectáculo! E com aquele cenário natural...
Vale a pena vê-los muitas vezes, em novas produções, pois trazem sempre algo original ou inusitado, grandioso, sem o espalhafato dos novos grupos que abundam por aí, que fazem animações historico-medievais. É engraçado, ainda agora estive na viagem medieval de Santa Maria da Feira, mas lá está, não é teatro, são animações para o povo ver e se entreter. São espectáculos digamos assim, numa linguagem mais técnica, chamados de para-teatrais. (as entradas régias, as procissões, as cerimónias de posse, cerimónias fúnebres, a homilia, tudo isso são acontecimentos para-teatrais.
Abraço!

13 agosto, 2007 16:55  
Blogger Fernando Varela usou da palavra

Caríssimo deusdamaquina,

também eu há relativamente pouco tempo consegui aceder ao site do Grupo mas agora dá uma mensagem de "domine has expired on August 7". provavelmente não renovaram o domínio na internet. Espero que brevemente esteja activo. Já agora alguém sabe quando irão representar a Peça "Inês" na Quinta das Lágrimas??

Obrigado, e boas férias para quem estiver de férias.

14 agosto, 2007 15:09  
Anonymous Anónimo usou da palavra

olá pessoal.souapaixonada pelo grupo de teatro fatias d cá e gostaria de ver a peça "viriato" no castelo de almourol. alguém me pode dar informações da agenda deles?

obrigados

mary

23 agosto, 2007 15:40  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Bom, só para dizer que o site do Fatias de Cá está novamente activo!
Quanto ao Viriato, infelizmente eles não têm agendado para este verão. Mas quem sabe depois. Vai aos contactos deles e manda-lhes um mail a pedir informações sobre esse espectáculo. Eles hão-de responder! Abraço e volta sempre a este blog, mary! Seja pelas Fatias ou por outras gulodices teatrais ou poéticas.
Inté!

23 agosto, 2007 16:58  

Enviar um comentário

<< Home