5 de julho de 2007

ESTE - Estação Teatral da Beira Interior

Já ía descer mais por este mapa teatral, quando me lembro desta nova Companhia, sedeada no Fundão, distrito de Castelo Branco. Com alguns elementos vindos do Teatro das Beiras, da Covilhã, é um projecto que se afirma pela sua novidade, bem como por ter elementos de Lisboa, ligados à Casa da Comédia (Nuno Pinto Custódio), que praticam a Técnica da Máscara, ligada à Commedia dell'Arte. Nuno Pinto Custódio é o Director Artístico, além de Encenador de alguns espectáculos. Conheço muito bem o Nuno, fiz um Workshop com ele de Técnica da Máscara e só posso dizer que é dos melhores, juntamente com Filipe Crawford e André Gago, outros exímios actores e formadores que dominam esta técnica, bem difícil, na realidade.
Portanto, é uma jovem formação, num Concelho que aposta forte na Cultura. É um bom exemplo de como as coisas podem funcionar numa localidade interior, com todos os problemas de isolamento, desertificação de gentes e empresas, mas no Fundão são as gentes locais que amam e apostam forte na região, a chamada Cova da Beira, para a impulsionarem para o futuro. Um futuro com conhecimento, educação, inovação e cultura.
O site da companhia é: http://www.esteteatro.home.sapo.pt/
Boas visitas e até para a semana, onde desceremos para o Distrito de Leiria, mais propriamente para as Caldas da Rainha, com Fernando Mora Ramos e o seu Teatro da Rainha.

10 Comments:

Blogger Dewilme usou da palavra

Ontem, tentei colocar um comentário no vosso blog mas, por razões que desconheço, não apareçeu. Aproveito, assim, para reformular meu comentário. Criei um blog recentemente (poesiaselect.blogspot.com) e apos ter deparado no vosso blog, pensei que seria interessante cooperar na troca de ideias, descobertas, curiosidades etc etc.
Já que pelos vistos são das Beiras e que gostam de teatro, algum de vós viu: As Beiras (3 curtas peças de teatro) de Gil Vicente, que foi encenado no TNSJ recentemente?

07 julho, 2007 11:58  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Eu vi,claro! E vamos a isso!
Por acaso não sou das beiras, sou da Margem Sul do Tejo (Barreiro), um deserto, mas não de ideias.
Tenho é um afecto muito forte à região de lafões, já que os meus avós maternos eram de lá. E ainda tenho familiares nas faldas do Caramulo.

07 julho, 2007 12:04  
Blogger Dewilme usou da palavra

Fantático... sou de Amarante. Nós não temos camelos mas temos "sacos azuis e afins" Ah! e o baixo ordenado do povo é proporcional à alta cilindragem dos carros dos patrões

07 julho, 2007 13:21  
Blogger Dewilme usou da palavra

só queria corrigir o endereço do meu blog: intimites.blogspot.com

07 julho, 2007 16:51  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Então ora viva Amarante, essa linda terra do tâmega, do Amadeo de Sousa Cardoso e de um escritor que não me estou a lembrar...
ah!lembrei-me: Teixera de pascoaes!
esta cabeça já não é o que era!
Quanto a Teatro, estudo no Porto, na ESMAE, precisamente em Teatro.
Terminei agora o 3º ano. Só falta mais um.
Quanto à poesia, gostei de ver o teu blogue, com escolhas de grandes poetas. Pouco percebo de letras, apenas gosto muito de escrever e igualmente de ler. Talvez perceba mais de poesia e literatura em geral que eu, por isso, não julge estar perante peritos na matéria, apenas curiosos. Quanto a ideias, quem sabe fazer algumas coisas em Amarante, tipo leituras ou recitais encenados de poesia. Já fiz isso em vários locais. E talvez Amarante precise de espevitar. Aliás, prefiro Amarante que este Porto onde quem é de fora não tem qualquer hipótese! Eu já tentei fazer leituras em bares, etc, e nada! Cortaram-me as vazas todas! Aqui estão mais interessados em Carros, corridas e Musicais Cristãos! É péssimo apanhar com um Rio assim! Poluído, ditatorial, inculto e de sorriso pateta! Bom, são estas ideias, já agora, se precisares de mais coisas, eu depois mando o meu mail pesosal. Abraço camarada!

07 julho, 2007 17:02  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Já agora, só para dizer que já estive em Amarante em 2004, num dia de agosto com 40 graus, com um espectáculo no Museu Sousa Cardoso, com o Teatro ao Largo, o espectáculo foi "O Mestre dos Aldrabões". Tenho boas memórias de Amarante, onde a actividade cultural parece acontecer (não sei se é só no verão ou o ano inteiro), e onde ficámos hospedados na residencial logo acima (100 metros) da Capela de São Gonçalo, onde a senhora tinha um doce caseiro de figos, do melhor que provei neste país! Do outro lado da ponte, um restaurante onde comemos bem e bebemos umas boas e refrescantes garrafas de Vinho verde da casa!
Em Amarante, tudo de bom!

07 julho, 2007 17:25  
Blogger Dewilme usou da palavra

Amarante também é a pátria de Augustina Bessa-Luis e de Acácio Lino(que pintou o TNSJ e a Assembleia da Republica)... já agora sou aluno da FLUP a terminar o 3º ano...

07 julho, 2007 21:19  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Tens toda a razão! Esqueci-me da Agustina. O segundo desconhecia a sua terra natal. E o curso, está a correr bem? Tens feito alguns eventos relacionadas com as letras?
Pretendes ser (ou és) escritor, ou vais por outros caminhos?
Desculpa a curiosidade, mas já que nos conhecemos, há que regozijar a descoberta da camaradagem. Eu sou logo assim, de braços abertos ao mundo e às pessoas que vou conhecendo, mesmo que acidentalmente. Abraço!

07 julho, 2007 23:49  
Blogger Dewilme usou da palavra

Sim, "escrevo poesia" (o título de poeta assusta-me). Ha alguns meses tentei publicar numa pequena editora de VN de Gaia (corpos editora), mas como não tinha meios financeiros não fui em frente. Estou, assim, a aproveitar para completar meu manuscrito com um prefácio. Pretendo ser oficialmente cítico literário.

08 julho, 2007 17:44  
Blogger odeusdamaquina usou da palavra

Então é melhor eu deixar de escrever! Safa!

08 julho, 2007 20:17  

Enviar um comentário

<< Home