25 de junho de 2007

A Escola da Noite - Coimbra

Hoje falo-vos d' "A Escola da Noite", uma Companhia de Teatro das mais importantes do país ao nível profissional. A Escola da Noite só surgiu em 1991, o que pode parecer estranho, mas o Teatro em Coimbra já existe há muitos anos, fruto do trabalho desenvolvido no TEUC - Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, com o contributo maior do Prof. Paulo Quintela, uma referência incontornável no teatro do séc. XX, no tempo da ditadura. Surge em 1938 o TEUC, que desde essa data faz um teatro de repertório, com peças nunca antes vistas em Portugal. Em Coimbra o teatro universitário dominou desde sempre as lides teatrais, por isso a inexistência de grupos profissionais. Mas Coimbra teve sempre teatro, especialmente os estudantes, professores e residentes na cidade do Mondego viveram esta euforia teatral. É bom recordar este passado, lembrando que este é o grupo universitário mais antigo em Portugal, ainda em actividade. Por isso, consultem o site http://www.teuc.pt/ para saberem tudo deste grupo e o que actualmente anda a fazer.
Outra referência que surgiu depois é o CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, que nasceu em 1954, também com a mesma vontade de mostrar novos textos, novas encenações. Podemos dizer que o CITAC é uma companhia mais experimentalista, mais virada para a contemporaneidade, ao passo que o TEUC explora mais os grandes clássicos da literatura universal.
E é com estes grupos de influência universitária, sempre com o desejo de apresentar mais e melhor teatro que surge A Escola da Noite, hoje uma referência nacional. Tal deve-se ao espírito e saber do seu director artístico desde a data da fundação, António Augusto Barros.
Com a Capital Nacional do Teatro de 1992 a ser realizada em Coimbra, estes elementos juntaram-se para formar uma nova Companhia de modo permanente.
Desde aí, muitos espectáculos e o reconhecimento por parte do Ministério da Cultura em 1995 e da Câmara Municipal. A partir de 1996 passam a ter espaço próprio, o Pátio da Inquisição, que se prolonga até 2003, data em que passam para a Oficina Municipal de Teatro, no âmbito da Capital Nacional da Cultura - Coimbra 2003.
Actualmente, estão em vias de mudar de casa novamente, com a proposta do Teatro da Cerca de São Bernardo, no renovado Pátio da Inquisição. Infelizmente, a Câmara Municipal e a Companhia têm estado em diferendo há já alguns anos, tendo uma relação bastante difícil, com avanços e recuos. Para saberem mais, visitem http://www.aescoladanoite.pt/
(Na Imagem: Espectáculo "Matéria de Poesia", 2006)