25 de abril de 2007

Revolução Revisitada em Tondela

Salgueiro Maia, Caetano e Spínola "ressuscitados" em espectáculo

Salgueiro Maia, Marcelo Caetano e António de Spínola são "ressuscitados", terça-feira à noite, em Tondela, por alunos da escola profissional, para recriar a madrugada de 25 de Abril de 1974 num espectáculo de teatro de rua.
Apesar de não terem memórias presenciais do dia em que o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubou o regime de ditadura que vigorou 48 anos em Portugal, os alunos do curso de animador sócio-cultural/desporto da Escola Profissional de Tondela decidiram recriar os seus momentos mais marcantes, num espectáculo intitulado "Semente de Liberdade".
"Foram os alunos que propuseram fazer um espectáculo que recriasse quadros vividos no 25 de Abril, como a chegada de Salgueiro Maia a Lisboa, a rendição do Marcelo Caetano e o discurso da Junta de Salvação Nacional, pelo Spínola", contou à Agência Lusa João Carlos Figueiredo, director da Escola Profissional de Tondela.
À excepção de Marcelo Caetano e de António de Spínola - que serão interpretados por João Carlos Figueiredo e por outro elemento da direcção da escola - o restante elenco do espectáculo é constituído por alunos, cerca de 80 (dos 260 que frequentam a escola).
"Tiveram de arranjar uma maneira de prender o director", gracejou, contando que os alunos do curso de animador conseguiram envolver colegas de outros cursos, tendo mesmo colocado anúncios com a inscrição "Precisamos de actores e figurantes".
Um maior realismo do espectáculo foi conseguido com a ajuda do Regimento de Infantaria 14, unidade do Exército em Viseu, que emprestou uma chaimite - veículo blindado que já se encontra estacionado em frente ao quartel da GNR como "cartaz" de divulgação do espectáculo - um jipe e fardas.
"O Salgueiro Maia vai chegar de jipe", disse João Carlos Figueiredo, deixando assim antever alguns dos momentos do espectáculo de hora e meia, que se inicia com poesia de Ary dos Santos.
Depois, o coronel Manuel Costeira, capitão de Abril de Viseu, vai transmitir algumas curiosidades do que foi essa madrugada do 25 de Abril.
"Quando ele está a terminar a sua prelecção chega a tropa", acrescentou, referindo que caberá à jornalista Marta Catarina Rosa, da Emissora das Beiras, servir de narradora, enquanto "repórter que vai transmitindo ao público o que se está a passar".
João Carlos Figueiredo congratulou-se com esta iniciativa dos alunos e o seu esforço para "transmitirem ao público, grande parte do qual tem memórias e recordações desse dia, a sua versão" sobre o 25 de Abril.
"Estamos a falar de jovens que têm 18/20 anos, sem memória visual do que foi o 25 de Abril. Viram o filme "Capitães de Abril", de Maria de Medeiros, e o grande desafio deles é transmitir ao público o que entendem que foi o 25 de Abril", sublinhou.
Além do teatro e da poesia, o espectáculo contará também com a participação de dois fadistas, que vão cantar dois fados alusivos à data.
No final do espectáculo de teatro de rua, o público poderá prolongar a noite na Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT), num concerto comemorativo do 25 de Abril, intitulado "20 Canções para Zeca Afonso".
Segundo a ACERT, o concerto "propõe uma reflexão sobre a obra poética e musical desta figura ímpar da cultura portuguesa", reunindo "um naipe de músicos de eleições", onde se destacam o pianista João Paulo Esteves da Silva e o saxofonista Edgar Caramelo.