18 de abril de 2007

o deus da maquina - uma explicação

A propósito do nome que utilizo, que pode suscitar leituras erróneas, fica aqui a explicação de onde vem: da expressão deus ex machina.
deus ex machina significa literalmente "o deus que desce numa máquina", isto nas tragédias gregas, que é uma noção dramatúrgica que motiva o fim da peça pelo aparecimento de uma personagem inesperada.
Na tragédia grega, especialmente em Eurípides, recorria-se a uma máquina suspensa por uma grua, que trazia ao palco um deus capaz de resolver, num golpe inesperado, todos os problemas ainda não resolvidos.
Logo, é a intervenção inesperada e providencial de uma personagem ou de uma força superior capaz de desenredar uma situação inextrincável. A surpresa do desenlace é total!
Nas tragédias, o deus ex machina não é um efeito do acaso, mas o instrumento de uma vontade superior é mais ou menos motivado, sendo artificial ou inesperado apenas na aparência.
Actualmente, o deus ex machina é, com frequência, uma personagem que serve de duplo irónico do dramaturgo. Por exemplo, o final de "O Tartufo", de Molière, com o aparecimento da polícia e que prende o tartufo em vez do dono da casa. Ou em Brecht, nalgumas peças, onde o final é inesperado ("A boa alma de setsuan").