2 de abril de 2007

Este Salazar que vos fala (parte dois)

Ainda meio estrebuchado, Sérgio faz a pergunta fatal:
- O que é que o Senhor Salazar faz por aqui?

Após um longo interregno de tempo, em que assoou-se energicamente, Salazar respondeu-lhe:
- Bem, eu gostava que me fizesses um favor!
- Um Favor?! Levantou-se de um salto Sérgio! Mas porquê eu?
-Ora filho, descobri desde há muito tempo que eras um fanático anti-fascista e eu estive sempre de olho em ti!
Nessa altura, Sérgio já suava de tanto medo. - Mas...
-Não tenhas medo! Eu não te como ao pequeno-almoço! Seguiu-se uma longa e estrídula gargalhada!
- Podes ir embora espírito?
-Acalma-te. Eu não sou tão cinzento como me pintam, eu até sei contar piadas! Não te preocupes!
Olha, eu vou agora dizer-te porque é que preciso da tua ajuda:
- Quero que me faças um Museu em Santa Comba Dão. Já que moras tão perto desta localidade, que conheces as gentes locais, e já que és um artista novo, podias ajudar na ideia de um Museu!
- Um Museu em seu nome? disse Sérgio, mais descontraído!
- Sim, um belo Museu em Meu nome!
- E sobre que será esse Museu, uma memória do Fascismo?
- Oh! Fascismo? Tu achas que isto era fascismo? Isto era Social-Ruralismo! Então pensa lá um pouco:
- Eu usava botas do campo, bebia vinho do Douro, lá de Trás-os-Montes, Comia Batatas da Beira, Pão do Alentejo, Figos da Serra Algarvia. Não, deixa-te disso, eu detestava Lisboa e Porto. Engraçava com Coimbra, pois aí ainda via umas estudantes jeitosas! Estás-me a compreender...
- Não sei que lhe diga, Sr. Salazar!
-Chama-me de Toni, por favor!
-Está bem!
- Eu vou-te contar então: -Quero que faças um Museu em meu nome, mas um Museu Erótico!
-Ah, sim...
-Sim, um Museu com artigos Sado-Maso, com Meninas, com verdadeiras putas!
-Bom, pode-se arranjar... mas não é ousado demais para a sua pessoa?
- Não! É isto que eu quero! Estou farto dos comentários que dizem que eu fui homossexual, hoje em dia dizem Gay (que é um nome muito mais bonito), só porque nunca me casei! Quero dar uma imagem mais moderna de mim!
- Bom, isso até pode ser engraçado!
- Claro, estás a ver, eu sabia que podia contar contigo! Ah, e cobra caro nas entradas! Escolhe boa matéria-prima, e desta feita abre-te à Europa, ao Brasil, e até à Ucrânia!
- Agora o lema é: Orgulhosamente Tesos!
-Boa, agora posso ir tomar banho Toni?
-Podes, e faz o que te disse. Vais ser um glande Português! Um português com Glande Fibra!
- Obrigado Toni! Afinal és muito Simpático e moderno!
- É para veres como tenho olho para as Finanças! Adeus, vou preparar o meu almoço! Sabes o quê: - Foie Gras flambeado com Gelado de Pistachio e noz-moscada. Como Vês, sou um Cidadão aberto ao mundo!
-Adeus e bom almoço

E assim Sérgio lá foi tomar banho, pensando ainda em tão inusitada proposta museologico-cultural!
(continua, se quiserem)

4 Comments:

Blogger Afectos usou da palavra

Não há peça sem terceiro acto.

03 abril, 2007 14:40  
Blogger vladivostok usou da palavra

Este comentário foi removido pelo autor.

03 abril, 2007 17:40  
Blogger vladivostok usou da palavra

Em França diz-se:"Se tu queres, tu podes".

03 abril, 2007 17:41  
Blogger Aladdin Sane usou da palavra

E quantos mais serão os actos destes apóstolos de Maria Pernilla?

Pois é o que se verá. Ou será o que se vê.

04 abril, 2007 03:46  

Enviar um comentário

<< Home