14 de fevereiro de 2006

As minhas cinco manias

Decidi finalmente aceitar a proposta que me foi feita através desta blogosfera por onde vagueiam, de vos falar de cinco das minhas características, hábitos ou manias. Em resposta ao Al e à spyware, aqui vai então o relato de cinco dos hábitos que mantenho.

Não publiquei este texto antes, porque estava renitente em dar a conhecer-me deste modo - prezo muito um certo distanciamento brechtiano (bolas, não consegui evitá-lo!). Mas a não publicação deste escrito poderia ser tomada como uma desconsideração aos visados, e ficaria em cheque para com eles - e como costumo dizer, "A Língua pode estar morta, mas é bem-educada!"

Segue a lista das cinco manias:

1 - Gosto de ir almoçar à cantina B da Universidade. E por vezes, quand me sinto entediado, escolho a oitava pesssoa atrás de mim na fila (é sempre a oitava!). E é assim que decido quem será a minha próxima vítima.

2 - Antes de escolher o melhor momento e a altura mais propícia do dia para atacar a minha presa, gosto de usar um bigode postiço enquanto lhe espio os passos e desvendo os hábitos. Mas tento não me aproximar demasiado dela, para não arriscar ser detectado.

3 - Depois de assassinar as minhas vítimas, tenho o hábito compulsivo de abrir a bagageira do carro para onde as forcei a entrar. Ali fico, por vezes durante várias horas, a cheirar-lhes os odores corporais que ainda por ali permanecem. Quase juraria que posso sentir naquele acanhado espaço a pulsação acelerada, os olhos esbugalhados e o puro pânico de quem lá esteve.

4 - Não há tarde de Sábado em que não me dedique a polir a colecção de facas que os meus pais trouxeram de África. Contam eles que foram usadas em inúmeras caçadas e fizeram tombar muitos animais selvagens. E eu sei que elas desempenham muito bem essa função.

5 - Aos domingos, vou sempre à missa das onze. E, enquanto a restante assembleia entoa os cânticos e escuta as palavras do Abade, eu mantenho uma silenciosa conversa com a imagem de São Sebastião, o padroeiro da paróquia onde frequento a Eucaristia. E de todas as vezes a conversa imaginária termina com a minha promessa de deixar de matar pessoas.

Posto isto, devo dizer-vos que vou interromper esta cadeia de revelações, pois acredito que as pessoas que eventualmente nomeasse para continuar esta cadeia poderiam sentir-se de algum modo ameaçadas pelo meu texto. E não pretendo fazer-lhes mal.
Obrigado.

5 Comments:

Blogger Zeca Campos usou da palavra

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

16 fevereiro, 2006 01:54  
Blogger Zeca Campos usou da palavra

Não tenho manias.

Serei eu um vazio?

16 fevereiro, 2006 01:55  
Blogger vareta usou da palavra

Não tenho manias nem tenho dinheiro. Queria comprar uma placa dentária e não posso. Ganho uma pensão de reforma que é uma miséria. Tenho lá tempo ou saúde para ter manias. Era o tinhas! Como se não me bastasse a hérnia discal aqui do lado esquerdo, um bocado acima da cintura... E apareceu-me um treçolho, para acabar de alindar o boneco. E os filhos, ligam-me alguma coisa? É o ligas! Querem é que eu lhes deixe algum dinheirinho, como se me ficasse algum com tudo o que eu gasto na farmácia e nos médicos e nos centros de enfermagem. Sim, de cada vez que vou mudar o penso ao pé de onde me extraíram uma unha encravada - extraíram... arrancaram-na à dentada! sapateiros, era o que eles eram. qual médicos qual quê. se tivesse dinheiro para advogados eu bem lhes contava uma história! - de cada vez que mudo o penso são 7,5 euros! E aquelas cabras das enfermeiras parece que fazem de propósito para que aquilo doa o mais que puder. Se eu tivessee mais dinheiro tinha feito aquilo num hospital particular, mas quê... Com uma pensão de reforma de miséria como a que eu ganho... Manias? Era bom, era, se as pudesse ter. Isso é para quem é rico e tem saúde. Eu, pobre e doente... Com uma pensão de reforma de miséria como a que eu ganho... Como se não me bastasse a hérnia discal aqui do lado direito, um bocado abaixo da cintura... E apareceu-me um enfizema, para acabar de alindar o boneco. E agora é a vista que me está a dar problemas. Ainda vou ter que se operado às cataratas, é o que é... Com uma pensão de reforma de miséria como a que eu ganho... E os filhos, ligam-me alguma coisa? É o ligas! Querem é que eu lhes deixe algum dinheirinho, como se me ficasse algum com tudo o que eu gasto na farmácia e nos médicos e nos centros de enfermagem. Manias? Manias é para quem pode, mas eu... Com uma pensão de reforma de miséria como a que eu ganho...

Vareta, 29 anos, solteiro

16 fevereiro, 2006 03:21  
Blogger Bel usou da palavra

irra!
Nunca mais me sento na mesma fila que tu no cinema!
Es perigoso

16 fevereiro, 2006 20:18  
Blogger Aladdin Sane usou da palavra

Ó Vareta, olha que "quem se queixa larga a ameixa!"

17 fevereiro, 2006 00:08  

Enviar um comentário

<< Home