16 de dezembro de 2005

O engodo finalmente desmascarado


A alegoria da caverna é uma fraude! A teoria de Platão, publicada em "República", segundo a qual os homens presos numa caverna percepcionam as sombras projectadas e as vozes vindas do exterior como a "realidade" e a "verdade" quando tal não passa de mera sensação, não passa de uma das maiores fraudes da civilização ocidental.

Em verdade, em verdade vos digo: Platão apenas narrou uma singela história do quotidiano de um casal heterossexual, em que o homem da caverna regressava a casa depois de mais um derby entre o AEK Atenas e o Panathinaikos (vitória dos primeiros por 1-0, golo de Lyberopoulos). Claro que essas partidas valiam sobretudo pelo que ocorria depois dos jogos, com as batalhas campais entre as claques dos dois clubes, com bastonada à descrição. Bom, como dizia, o marido regressava à caverna de bastão na mão, e quando a mulher viu a sombra na parede da caverna, iluminada pela luz exterior, tomou a sombra do bastão por... enfim, vocês são crescidos, percebem destas coisas. E logo a mulher rejubilou pela chegada do seu companheiro. Estava contado o mito d`A ALEGRIA DA CAVERNA. Assevero-vos que foi nestes termos que Platão criou esta sua imortalizada narrativa.


Só que um copista que no início da Idade Média foi encarregado de traduzir esta obra equivocou-se, trocando “alegria” por “alegoria”. Sob tal pretexto logo tratou de desvirtuar todo o sentido de tão platónicos escritos, dando origem a um dos mais importantes “mitos” (realce-se a presença das aspas) da civilização da Antiga Grécia.

Posto isto, vejo-me compelido a desmascarar esta falácia! E venho solicitar a vossa contribuição Para o fazer. Para tal, queiram clicar no link abaixo (trata-se de um site que vos é certamente familiar), leiam o texto explicativo a apresentem a vossa assinatura.


www.petitiononline.com/fake_alegory

Grato desde já pela vossa contribuição. E, se não for abuso da minha parte, agradecia que falem deste assunto aos vossos conhecidos, Para que cada vez mais cidadãos se consciencializem desta temática tão pertinente.
Obrigado!

1 Comments:

Blogger Zeca Campos usou da palavra

Mas diz-me uma coisa o Platão e esses gajos dessa época não eram todos rabetas?


Quanto à petição desculpa mas não vou participar, em dois pontos.
O primeiro a petição já não funciona.
Segundo para mim a alegria é alegoria :’(

20 dezembro, 2005 04:04  

Enviar um comentário

<< Home